LiveZilla Live Help
Secretaria On-line

Recém-formados: 7 passos para ser contratado

Conseguir um emprego ao deixar a faculdade pode ser uma situação complicada. Aprenda a se inserir no mercado de trabalho com segurança seguindo 7 passos simples

Recém Formados: 7 passos para ser contratado

Se inserir no mercado de trabalho pode ser muito assustador, especialmente quando você acaba de deixar a universidade. Para dar a largada na sua carreira é preciso saber exatamente o que você quer e dedicar-se a seguir os passos corretos. Confira as 7 melhores dicas para que os recém formados sejam contratados.

7 passos para ser contratado: 1. Encontre oportunidades

O primeiro passo envolve muita pesquisa. Vasculhe sites de empresas e agências de emprego online, além das suas redes sociais, como Twitter, Facebook e LinkedIn. Tire vantagem da sua rede de contatos profissionais também. Embora você seja novo na profissão, certamente conhece alguém que pode oferecer alguma ajuda.

7 passos para ser contratado: 2. Inscreva-se

Uma vez que você encontrou vagas que têm o seu perfil e despertam o seu interesse, inscreva-se. Tenha em mente que você precisa começar de algum lugar e tente não ficar indeciso demais ao enviar o seu cadastro. Entretanto, mantenha uma lista das empresas para as quais você se candidatou, é importante não perder o controle nesse momento. Saiba quais são as empresas e o que cada uma delas oferece. Outro aspecto importante é lembrar-se de personalizar seu currículo para cada uma delas.

7 passos para ser contratado: 3. Faça entrevistas

Depois de ter sido escolhido para a fase das entrevistas, você deve ter a consciência de que esse é o estágio mais importante do processo de seleção. Siga a regra dos dois P’s: preparação e profissionalismo. Não vá para a entrevista sem saber nada sobre a companhia, faça uma pesquisa básica para saber os pontos mais importantes a respeito dela, leve cópias do seu currículo. Também se preocupe com questões como o tempo para chegar até o local marcado e qual a melhor rota para fazer isso. Quanto à questão do profissionalismo, trabalhe com ela na escolha das roupas e na maneira como se relaciona com o recrutador.

7 passos para ser contratado: 4. Mantenha contato

É compreensível que você não queria parecer desesperado, mas dedique-se a acompanhar o processo. Saindo da entrevista questione se ainda haverá outras fases de seleção e se já existe uma data prevista para a escolha do melhor candidato. Envie também uma carta de agradecimento pela oportunidade que a empresa deu a você e lembre-se de ligar de vez em quando – sem parecer insistente demais! – só para ter notícias do processo.

7 passos para ser contratado: 5. Lide com a rejeição

Mesmo que não seja na sua primeira entrevista, você terá de passar por isso. E é fundamental que você esteja preparado para lidar com a situação. Embora seja difícil ouvir um não tente tomar essa situação como um acontecimento positivo e aprenda a partir dele. Pergunte quais foram os fatores que levaram o recrutador a recusar o seu trabalho e até mesmo se ele tem alguma indicação de como melhorar esse problema.

7 passos para ser contratado: 6. Negocie salário

Embora seja uma situação bastante delicada, a negociação do salário também é fundamental. Em geral as empresas já oferecem um valor definido e você deve se lembrar que é um profissional em início de carreira, portanto, não pode fazer exigências absurdas. Entretanto, é preciso avaliar se aquele salário corresponde ao seu trabalho e caso você conclua que não, diga isso ao negociador.

7 passos para ser contratado: 7. Dedique-se

Não vá relaxar depois de passar por todas essas fases e conseguir o emprego. Embora você possa lidar com o trabalho de maneira mais tranquila agora que sabe que tem um emprego fixo, não deixe que isso tire o seu foco e a sua dedicação. Procure aprender sempre mais, concentre-se nas tarefas que precisa cumprir e garanta uma boa média de produtividade. Dessa maneira você aumenta as chances de sucesso dentro da empresa.


Fonte: Universia Brasil