LiveZilla Live Help
Secretaria On-line

Histórico e Desenvolvimento da Instituição de Ensino:

A Faculdade Stella Maris - FSM, com sede na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, é uma instituição particular de ensino superior. Até 2008, a Faculdade Stella Maris foi mantida pela AEL– Associação Educacional Lecrisce, cuja, atualmente, foi transformada em CIA EDUCACIONAL RANCHO ALEGRE.

A Faculdade Stela Maris – FSM baseia-se no seu Regimento Geral, no Estatuto de Constituição da Mantenedora, na legislação federal e nas normas complementares estabelecidas pela administração superior da instituição.

A Faculdade Stela Maris – FSM, credenciada pela Portaria MEC 354, de 1 de fevereiro de 2005, possui três cursos de graduação (Bacharelados): Administração (Portaria MEC 355, de 1 de fevereiro de 2005), Ciências Contábeis (Portaria MEC 356, de 1 de fevereiro de 2005) e Relações Internacionais (Portaria MEC 357, de 1 de fevereiro de 2005), totalizando 600 (seiscentos) vagas anuais, sendo 300 no período diurno e 300 no período noturno.

Antigamente, a unidade sede da Faculdade Stela Maris – FSM funcionava juntamente com o Colégio Stella Maris, fundado em 1952, uma cinqüentenária instituição educacional, responsável pela educação de milhares de membros da elite da sociedade cearense. Com o encerramento de suas atividades, o respeitado e reconhecido Colégio fecha seu imóvel localizado à Rua Antonio Justa. Com isto, a Faculdade Stella Maris também encerra suas funções.

No início de 2009, em Assembléia realizada com a participação de representantes de sua Mantenedora, foi firmada uma parceria com o Colégio Tiradentes, localizado na Av. Dom Luiz, 300, no Shopping Avenida, onde a Faculdade Stela Maris – FSM novamente se instalou e realizou pequenos processos seletivos (2007 e em 2008) não tendo logrado êxito, o que não possibilitou a abertura de uma turma e, conseqüentemente, o início de suas atividades acadêmicas.


A Faculdade Stela Maris – FSM pretende conquistar o reconhecimento por parte dos seus alunos e da comunidade cearense de modo geral. Com seu Plano de Desenvolvimento Institucional aditado para o qüinqüênio (2009 a 2013), a Instituição planeja contribuir para satisfazer ainda mais a demanda por formação profissional que cresce com o número de alunos que concluem o ensino médio e desejam ingressar no mercado de trabalho.

A Faculdade Stela Maris – FSM engajou-se no processo de desenvolvimento que se verifica na região e ocupa, com muito empenho e dedicação, as oportunidades criadas por uma sociedade que caminha a passos largos para ampliar sua participação no cenário nacional na medida em que o fortalecimento dos investimentos privados e a modernização do Estado criam novas solicitações e estímulos nas áreas da produção e do conhecimento.

Nesse contexto, a Faculdade Stela Maris – FSM oferece, aos alunos do ensino médio ao ingressar em um de seus cursos, uma sólida formação profissional, amparada por um embasamento humanístico que lhes proporcione condições de adquirir uma visão abrangente da realidade em que irão atuar, interferindo com consciência nos padrões de educação da comunidade.

São muitas as possibilidades sócio-econômicas criadas no atual momento por que passa a sociedade cearense. Como sempre, tais possibilidades precisam orientar-se a partir de referências científicas e culturais que abram novos horizontes de desenvolvimento auto-sustentado. Para tanto, as instituições de ensino desempenham papel único e insubstituível, como, aliás, tem sido amplamente reconhecido pela sociedade brasileira.

A Faculdade Stela Maris – FSM estabelece uma filosofia educacional sob a égide da necessária identificação com os problemas que afligem a Região Nordeste, conduzindo à formação de recursos humanos conscientes da realidade sócio-econômica da região e do país.

Vive-se em um país que, apesar das suas potencialidades econômicas e riquezas naturais, vêm, ao longo dos tempos, apresentando problemas estruturais expressivos. Altas taxas de analfabetismo e mortalidade infantil, altos índices de criminalidade e homicídios, graves deficiências na infra-estrutura de transportes, forte concentração de renda em detrimento da miséria de muitos, baixa competitividade na maioria das empresas brasileiras em âmbito internacional, dificuldade de acesso da maioria da população a serviços médicos e educacionais de qualidade, baixos níveis de avanço tecnológico, entre outros, são alguns dos problemas habitualmente noticiados pela imprensa nacional. Apesar de algumas melhoras pontuais, sabe-se que apenas com um ciclo contínuo de desenvolvimento econômico em todas as regiões do país será possível a solução significativa de boa parte dos problemas estruturais da atualidade.

Para tanto, acredita-se que a melhor receita necessária para a obtenção de tal feito, inclusive já adotada por outros países, passa pela adoção de práticas educacionais consistentes e permanentes. Dessa forma, as atuais instituições de ensino superior têm funções estratégicas para o avanço social e econômico do Brasil.

A Faculdade Stela Maris – FSM busca contribuir com o desenvolvimento econômico e à melhora das condições de vida da população brasileira, em especial da comunidade cearense. Para tal fim, a Faculdade Stela Maris – FSM procurará trabalhar para que os alunos formados pelos seus cursos e atividades em geral estejam capacitados para o desempenho pleno e eficiente das suas funções profissionais.

Além disso, a Faculdade Stela Maris – FSM tem como objetivo formar profissionais cidadãos e éticos, comprometidos com o desenvolvimento social da região que os cercam. Por fim, gerar mão-de-obra com senso crítico e analítico, preparada para desenvolver pesquisas e novas tecnologias também é um anseio da comunidade acadêmica da Instituição. Assim, espera-se colaborar efetivamente para a construção de um país mais justo e forte, onde todas as pessoas tenham condições de viver com as mínimas condições de qualidade e bem estar. Hoje, mais forte a Faculdade Stela Maris – FSM, através de seus novos dirigentes, pretende ascender a um novo patamar com novas instalações e com a expansão de novos cursos.

Assim sendo, a Faculdade Stela Maris – FSM, apesar da pequenez na origem, tem a audácia de se justificar a partir da essência do ideal que motivou sua concepção, ou seja, a busca incessante da primazia do trinômio, qualidade acadêmica, compromisso social e preço de forma que possa disseminar o ensino superior aos diversos segmentos da sociedade cearense e do País. Isto, obviamente, não significa abdicar da rentabilidade do empreendimento; ao contrário, a rentabilidade constitui-se em instrumental vital, não só para a consecução dos seus objetivos e missão, mas também pra ampliação de sua capacidade de intervir no processo de enriquecimento e melhoria de vida de nosso povo.

Objetivos e Metas Institucionais

A Faculdade Stela Maris – FSM tem como missão produzir e difundir o conhecimento em todas as áreas, contribuindo para o exercício pleno da cidadania, mediante formação humanista, crítica e reflexiva. A Faculdade cumpre sua missão com o preparo de profissionais competentes e atualizados, capazes de atender às necessidades do mercado e satisfazer às demandas da sociedade.

No cumprimento de sua missão institucional, a Faculdade Stela Maris – FSM tem como valores:

Parceria: agir de forma justa, ética e transparente nos relacionamentos com todos os seus pares;

Auto-sustentabilidade: pautar ações focadas em resultados que propiciem à Faculdade sua sustentabilidade;

Inovação: buscar contínua e parmanentemente de inovações que permitam à Faculdade a qualidade e eficiência dos seus serviços;

Melhoria Contínua: estimular ações que levem a Faculdade a qualificar suas atividades e obter melhores resultados;

Ousadia: assumir riscos que propiciem à Faculdade uma liderança contínua na área Educacional.

Finalidades

A Faculdade Stela Maris – FSM, como instituição educacional destina-se a promover a educação, sob múltiplas formas e graus, a ciência e a cultura geral, e tem por finalidade:

Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
Formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;
Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia o da criação e difusão da cultura, e desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;
Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem o patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicação ou de outras formas de comunicação;
Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;
Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
Promover a extensão, aberta à participação da população, visando a difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e pesquisa científica e tecnológica geradas na Instituição.

Metas

Os objetivos a seguir especificados deverão orientar a atuação da Faculdade Stela Maris – FSM no período 2009/2013:

Empreender um processo educativo que contribua para a formação de profissionais competentes e atualizados, capazes de atender às necessidades do mercado e satisfazer às demandas da sociedade.
Desenvolver as políticas de pesquisa e de extensão, direcionando as ações para o avanço do conhecimento e resolução de problemas e demandas da comunidade na qual está inserida;
Envolver-se com a comunidade por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão, de modo a difundir seus conhecimentos e em contrapartida, retroalimentar-se para criar novos conhecimentos e manter-se sintonizada com a realidade concreta do mercado e da sociedade;
Manter corpos docente e técnico-administrativo qualificados para a realização das atividades institucionais;
Praticar a auto-avaliação de todas as suas atividades, de modo a verificar a existência de desvios de seu projeto original e redirecionar seus procedimentos, objetivando atingir os seus objetivos e cumprir suas metas, preservando o padrão ideal de qualidade.