LiveZilla Live Help
Secretaria On-line

69 dicas de internet para estudantes

Com o acesso à internet cada vez maior para os estudantes, ficou quase inimaginável fazer uma pesquisa offline. Por isso, confira 69 dicas de internet para estudantes.

69 dicas para estudantes na internet


No Brasil, a internet chega cada vez mais aos lares das pessoas. Como consequência, esta se transformou num importante aliado do aluno para suas pesquisas e aprendizado. Hoje em dia, pode-se aprender praticamente tudo online. Por isso, nada melhor do que algumas dicas para potencializar o uso dela para ajudar você nos seus estudos e pesquisas.

69 dicas de internet para estudantes - 1. Navegadores

É essencial que você tenha um bom navegador para realizar qualquer atividade na internet. O mais recomendado é o Mozilla Firefox, um dos melhores disponíveis atualmente. Boas alternativas: Google ChromeOpera e Safari.

 

 

 

69 dicas de internet para estudantes - 2. Pesquisa

Não existe uma ferramenta ideal de pesquisa que satisfaça todas as suas necessidades, mas você pode começar com as seguintes:

 

1- Ottobib, para pesquisas bibliográficas.

2- Google Reader, para inscrever-se nos melhores “feeds” da internet.

3- Spreeder, para ajuda-lo a ler mais rapidamente.

4- Dictionary.com, para consultar definições e significados.

5- SpellJax, para confirmar que você não teve erros de ortografia em inglês.

6- Google Video e até o Youtube, para aprender por meio de vídeos.

 

 

69 dicas de internet para estudantes - 3. Aprendendo e fazendo brainstorm

A pesquisa é inútil se você não estiver aprendendo nada. Uma forma inteligente de aprender algo é usar mapas conceituais. Recomenda-se que você use o XMind e o FreeMind. Alternativas: Mindomo,MindmeisterCmapComapping.

 

 

69 dicas de internet para estudantes - 4. Comunicação: e-mail e chat

Essas duas subcategorias formam a base da comunicação via internet. Ambas oferecem vantagens em relação ao telefone, inclusive pela possibilidade de anexar informações e poder responder aos outros na hora que convém a você. E-mail recomendado: ThunderbirdGMailMozilla SeaMonkey. Chats recomendados: Adium (Mac OS X) ou Pidgin (Windows, Mac). Alternativa: Meebo.

 

 

69 dicas de internet para estudantes - 5. Ferramentas de colaboração

Colaboração vai além de projetos de negócios como GanttProject e entra nas funcionalidades de chat e documentos editáveis, entre outras ferramentas. Use o programa Campfire. Alternativas: Scriblink e Skype. Neste último, você pode fazer conferências online e enviar pastas e documentos ao mesmo tempo.

 

 

69 dicas de internet para estudantes - 6. Gráficos e diagramação

Para ferramentas de gráficos, visualizações, edição, gráficos 3D e diagramação, recomendamos: Inkscape,GimpBlender e Gliffy.

 

 

69 dicas de internet para estudantes - 7. Edição de documento

É normal ter que escrever ensaios e redações para a faculdade. É de praxe também que esses trabalhos sejam em grupo. Por isso, é positivo valer-se de ferramentas de edição de documentos, dessa forma, todos os integrantes podem participar do trabalho ao mesmo tempo. Recomendamos: OpenOffice suite. Alternativas: Google Docs + SpreadsheetsZoho e PDF Creator.

 

 

69 dicas de internet para estudantes - 8. Ferramentas de apresentações

Se você precisa de algumas alternativas para o Power Point, escolha o OpenOffice ou o ZohoShow ou oSlideShare.

 

 

69 dicas de internet para estudantes - 9. Transferência e armanezamento de arquivos

Está precisando compartilhar esses documentos e apresentações com o seu projeto de estudo? Você pode usar esses serviços: FileZilla. Alternativas: FireFTP.

 

 

69 dicas de internet para estudantes - 10. Produtividade e gestão de tarefas

Existe um mercado imenso de produtividade e gestão de tarefas. Nisso, estão incluídos listas de tarefas, calendários e formas híbridas para plataformas de desktops e celulares. Recomendamos: Google CalendarRemenber the MilkTada List. Para seu celular: Jott.

 

 

69 dicas de internet para estudantes - 11. Matemática e modelagem

Mathematica e MathCad são ótimos pacotes, mas, além de caros, estão acima das necessidades dos estudantes, ao menos que você esteja fazendo pós-graduação. Recomendamos: Gbu Octave. Alternativas:Sage MathMathwayOpen Source PhysicsPOV-Ray.

 

 

69 dicas de internet para estudantes - 12. Programação, códigos e web development

Se você quer aproveitar todos os códigos e ferramentas abertas que existem hoje em dia, você provavelmente terá que instalar o Linux no seu computador. Ou, como alternativa, o cygwin para Windows, mas você perderá diversas ferramentas do Linuz. Mesmo que você não queria o Linux, você tem uma série de alternativas: PerlPHPPhytonRuby on RailsEclipseIngres CaféDreamspark. Se você quiser uma multi-plataforma comparável ao FrontPage ou Dreamweaver, tente o NVu.

 

 

69 dicas de internet para estudantes - 13. Blogs e Micro-blogs

O WordPress é o mais recomendado, mas se você não quiser pagar, use o Drupal, wiki-software. Para micro-blog: Twitter.

 

 

69 dicas de internet para estudantes - 14. Fóruns e redes sociais

Precisa de uma rede social para seu time, classe ou projetos de departamentos e matérias? Use oBuddyPress. Alternativa: BBPress ou Vanilla forums.

 

 

69 dicas de internet para estudantes - 15. Finanças pessoais

Para ajudar a gerir os seus ganhos e gastos, recomendamos o Wesabe. Alternativas: DimeWiseMint eMoneytrackin’.