LiveZilla Live Help
Secretaria On-line

7 verdades que ninguém conta a você sobre a vida após a universidade

A vida após a universidade não é tão fácil quanto os estudantes acreditam. Confira quais são as 7 verdades que ninguém diz a você sobre isso e esteja preparado para qualquer tipo de situação na sua vida profissional.


A formatura é um dos momentos mais esperados para os universitários. A expectativa é ótima, mas pode criar uma 
ilusão a respeito do mercado de trabalho. O problema é que esse tipo de descoberta só acontece depois de tentar e receber vários "nãos" como resposta.

Confira a seguir as 7 coisas que ninguém conta a você no dia da sua formatura:

7 verdades que ninguém conta sobre a vida após a universidade: 1. Só o seu diploma não garante um emprego

Parece chocante, mas o seu diploma não está nem perto de conseguir um emprego para você. É claro que ter esse certificado faz toda a diferença no mercado de trabalho, mas, sem dúvida, ele não fará o trabalho sozinho. As pessoas fora da universidade se importam menos com a sua formação do que parece.O que importa na verdade é a sua experiência. Portanto, se você não tem nenhuma, hora de ir atrás dela.

7 verdades que ninguém conta sobre a vida após a universidade: 2. Você não precisa ter a vida toda planejada

Grande parte dos universitários se forma entre os 20 e 25 anos. Se você faz parte desse grupo e não tem ideia do que quer fazer agora que terminou a faculdade mantenha a calma. Tenha em mente que a sua carreira não será linear. Portanto, você pode experimentar de tudo. Isso vai fazer com que você encontre o seu lugar no mercado de trabalho, uma hora ou outra. Não se desespere.

 

7 verdades que ninguém conta sobre a vida após a universidade: 3. Você não é recompensado por estar na média

O ambiente de trabalho não é um local no qual você receba uma estrela dourada por cada comportamento acertado. Talvez os seus professores gostassem de reconhecer os seus esforços, mas saiba que no mercado de trabalho até mesmo um “muito obrigado” é raro. Portanto, você não pode fazer apenas o que é pedido. Vá além, seja tão bom que ninguém poderá ignorá-lo.

 

7 verdades que ninguém conta sobre a vida após a universidade: 4. Você escolhe o seu caminho e ninguém pode interferir

Apenas você pode decidir qual caminho seguirá na sua carreira agora que está formado. Muitas pessoas vão tentar interferir nessa decisão – muitas delas com boas intenções –, mas você precisa entender que ninguém tem o poder de dizer onde você vai chegar. A não ser você mesmo. Você pode considerar os conselhos de quem quer que seja, mas precisa saber que a decisão final é apenas sua.

7 verdades que ninguém conta sobre a vida após a universidade: 5. Nada é mais importante do que a sua rede de contatos

Não se arrependa do tempo que gastou nas festas com os seus amigos, você só estava fortalecendo a sua rede de contatos! Pode parecer estranho, mas pense que as pessoas da sua sala serão seus concorrentes, colegas de trabalho ou até mesmo parceiros em apenas alguns anos. É importante ter um bom relacionamento com eles. Entretanto, eles não são os únicos. Invista em novos relacionamentos com pessoas que já estão estabelecidas na área onde pretende atuar. Isso irá ajudá-lo de muitas maneiras, como conseguindo um mentor ou apenas uma indicação para uma vaga.

 

7 verdades que ninguém conta sobre a vida após a universidade: 6. A vida se tornará pior antes de melhorar

Você precisará passar por situações complicadas na sua carreira antes de encontrar o sucesso. É claro que isso não significa que os anos iniciais da sua jornada serão um fracasso, mas talvez você precise lidar comchefes difíceiscolegas de trabalho folgados e até mesmo uma demissão ou outra. Mas, procure ter a consciência de que todas essas situações são apenas uma forma de preparação para os melhores momentos da sua vida profissional, quando você assumir um cargo de liderança ou mesmo abrir sua própria empresa.

 

7 verdades que ninguém conta sobre a vida após a universidade: 7. Você precisa continuar aprendendo

Não encare o fim da universidade como o tempo limite para o seu aprendizado. Você precisa estar em atualização constante. Mantenha-se sempre em dia com as novidades do mercado de trabalho e procuredesenvolver as habilidades necessárias para colocá-las em prática. Não se deixe ficar para trás.