LiveZilla Live Help
Secretaria On-line

3 truques mentais para ter sucesso

Quer perder peso, ser mais eficiente e ter mais energia? Confira os truques mentais que você pode empregar para alcançar esses objetivos

Você conhece o poder das expectativas? Pense no efeito comprovado cientificamente do placebo, uma substância ou medicamento inativo que pessoas doentes tomam pensando que é um remédio normal, mas que na realidade não passa de uma “pílula de açúcar”. Por acreditar que estão sendo realmente medicados, os indivíduos acreditam que ficarão curados e, realmente, ficam! No por causa do “remédio”, mas por causa de sua mente.

Faculdade:3 truques mentais para ter sucesso / Imagens: Masterfile

Pensar na sua rotina como um exercício físico pode ajudar você a emagrecer

São truques mentais como esse que ajudam você a ser mais eficiente. É o que argumenta o jornalista científico Chris Berdik em seu novo livro, ainda sem tradução para o português, Mind Over Mind: The Surprising Power of Expectations.

Berdik explica que as expectativas fazem muito mais, influenciando praticamente todos os aspectos do ser humano, desde sua resistência física até a felicidade.

 

Confira a seguir outras descobertas do autor e como você pode ser mais eficiente:

3 truques mentais para ter sucesso: 1. O exercício de mentirinha

Pensar na sua rotina como um exercício físico pode ajudar você a emagrecer. Em um estudo realizado pela psicóloga Ellen Langer, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, camareiras de hotel foram informadas que seus trabalhos, inclusive a troca de lençóis e aspiração de pó, eram, na realidade, exercícios físicos. Esse fato melhorou significativamente suas condições físicas sem mudar suas rotinas. Em quatro semanas elas perderam mais peso e gordura corporal, diminuíram a pressão sanguínea e reduziram as medidas da cintura quando comparadas com o grupo de controle, que não foi conduzido a pensar no trabalho como exercício.

3 truques mentais para ter sucesso: 2. Enganando o cérebro

Quando você fica aparentemente sem energia, parece que seu corpo “desiste” de continuar a fazer as atividades. Entretanto, pesquisas sugerem que o cérebro antecipa esse estado e diz ao corpo para se conter antes que você realmente gaste toda energia. Em uma pesquisa britânica realizada em 2009, ciclistas pedalaram uma bicicleta fixa o mais rápido que conseguiam enquanto enchiam a boca de um ou dois líquidos e, em seguida, os cuspiam. Os líquidos tinham o mesmo sabor, mas um deles continha carboidratos. Aconteceu que aqueles que provavam o líquido com carboidrato geraram mais energia com a bicicleta do que o grupo sem carboidrato. Ao provar o líquido com carboidrato, a boca percebia a presença da substância e mandava sinais para o cérebro que contrariavam os efeitos da fatiga.

3 truques mentais para ter sucesso: 3. Desempenho sob pressão

Você tem medo de trabalhar sob pressão e não consegue controlar a ansiedade? A solução pode estar mais perto do que imagina. Em uma pesquisa realizada este ano, os participantes do estudo tentavam jogar uma bola em determinado alvo e, então, completavam dois questionários. Para alguns foi falado que suas respostas indicavam que tinham bom desempenho sob pressão, enquanto outros receberam comentários não específicos sobre suas habilidades. Depois, os participantes tiveram que acertar o alvo novamente Desta vez, sendo filmados e com a oferta de um prêmio se aumentassem sua precisão em 15%. Quase 90% das pessoas que receberam os comentários positivos, que trabalhavam bem sob pressão, conseguiram atingir o alvo comparado com apenas 27% das pessoas do outro grupo.


Fonte: Universia Brasil