LiveZilla Live Help
Secretaria On-line

10 maneiras de fazer a especialização funcionar para você

Embora seja assustadora, a especialização pode ser muito útil para a sua vida profissional. Confira 10 maneiras de fazer com que ela funcione para a sua vida.

A rotina apressada e as fases ruins da universidade podem ser fatores complicadores na hora de decidir fazer uma especialização. Entretanto, você não pode deixar que certos traumas o impeçam de passar por essa experiência enriquecedora. Confira 10 maneiras simples de fazer com que a especialização funcione para você:
10 maneiras de fazer a especialização funcionar para você

Você precisa encontrar uma maneira de chamar a atenção dos potenciais empregadores


Como fazer a especialização funcionar para você: 1. Seu currículo é inútil

Se a sua principal motivação para iniciar a especialização for apenas “turbinar” o seu currículo, desista. Nesses casos você deve pensar que o CV não vale de nada. Pense em quantos currículos um recrutador recebe por dia e em quantos desses as habilidades descritas são exatamente iguais às suas. Melhorar seu currículo vai fazer com que a especialização pareça uma obrigação forçada. Ao invés disso, pense em desenvolver habilidades. Isso sim faz com que os recrutadores prestem atenção no seu trabalho.

Como fazer a especialização funcionar para você: 2. Aparência não importa no papel

A especialização escolhida deve atender às suas expectativas profissionais e não às dos recrutadores e head hunters espalhados pelo mercado. Não escolha um curso apenas porque o mercado de trabalho o valoriza. A “aparência” do seu CV não importa se você for um profissional competente. Procure motivos reais pelos quais você queira essa especialização.

Como fazer a especialização funcionar para você: 3. Suas notas não importam tanto assim

Pense que a especialização não é mais o momento de ficar se preocupando em alcançar as notas mais altas, agora você tem outras coisas com as quais se preocupar além dos estudos. É claro que você precisa aproveitar o conteúdo que está sendo oferecido no curso, mas nem sempre é a nota mais alta que determina isso. Não fique frustrado por não alcançar sempre os maiores rendimentos, foque os seus esforços em entender e absorver o que está sendo discutido.

Como fazer a especialização funcionar para você: 4. Sua formação não é garantia de emprego

Se você acreditar que todo o seu sucesso profissional está condicionado à sua formação, dificilmente aproveitará a especialização da maneira correta. Coloque na sua cabeça que ter um certificado não é o principal artifício para conseguir um emprego. Na verdade, o que importa é o que você faz com a sua formação. Pense em como aplicar os conhecimentos que você está adquirindo à sua rotina profissional.

Como fazer a especialização funcionar para você: 5. A responsabilidade pela sua carreira é sua

Nunca coloque a responsabilidade pelos méritos ou fracassos da sua carreira em fatores externos, como a sua formação, os seus colegas de trabalho ou os seus superiores. É claro que todos esses aspectos são capazes de influenciar o desenvolvimento do seu futuro profissional, mas em qualquer ocasião a escolha é sua. Você é a única pessoa capaz de decidir o que quer fazer da sua vida profissional, portanto, não espere que a especialização seja a virada para o sucesso. Ela pode contribuir com isso, mas certamente não fará o trabalho sozinha.


Como fazer a especialização funcionar para você: 6. Construir relacionamentos é fundamental

Se qualquer lugar pode ser visto como ambiente apropriado para fazer contatos, imagine em um curso de especialização no qual todos os seus colegas estão inseridos no mesmo mercado que você. Você pode encarar isso como aumento de concorrência, mas tirará muito mais proveito da situação se ver nessas pessoas possíveis contatos úteis para a vida de trabalho.

Como fazer a especialização funcionar para você: 7. Ler aumenta o seu aproveitamento

Seu professor não está indicando leituras de graça, provavelmente elas poderão ajudar você de alguma maneira. Embora possa parecer um gasto de tempo desnecessário, dedique-se a pelo menos conhecer os livros que o seu professor está indicando, isso pode contribuir de maneira muito positiva para as discussões estabelecidas durante as aulas.

Como fazer a especialização funcionar para você: 8. Construir uma marca pessoal é fundamental

Uma vez que o seu currículo não vale nada, você precisa encontrar uma maneira de chamar a atenção dos potenciais empregadores. Uma boa dica é construir uma marca pessoal forte. Não deixe o seu currículo de lado, mas procure investir na sua presença em ambientes como as redes sociais, blogs e mesmo no contato direto com pessoas influentes no mercado de trabalho.

Como fazer a especialização funcionar para você: 9. Comece algo, construa algo, crie algo

A especialização é o momento certo para iniciar um novo projeto, que ajudará você a colocar na prática tudo o que você vem aprendendo. Além disso, você pode desenvolver as suas habilidades relacionadas ao assunto que vem sendo estudado e, mais que isso, criar um portfólio para as próximas oportunidades de emprego.

Como fazer a especialização funcionar para você: 10. Flexibilidade faz diferença

Como você sabe, conciliar todos os compromissos com um curso de especialização pode ser bastante complicado, por isso, é fundamental que você seja flexível. Talvez você precise trabalhar ou estudar em horários alternativos e muitas coisas irão mudar. Aceite isso e procure criar um planejamento para os seus horários.


Fonte: Universia Brasil