LiveZilla Live Help
Secretaria On-line

10 maiores erros cometidos por estagiários e como resolvê-los

10 maiores erros cometidos por estagiários e como resolvê-los

Confira algumas falhas e escorregões de conduta no trabalho que podem custar caro para seu estágio.

 

estágio é uma oportunidade de grande aprendizado para qualquer profissional. Além de ser a primeira experiência de trabalhopara muitas pessoas, também permite que o estudante aplique na prática aquilo que vê na universidade, contribuindo ainda mais para sua formação acadêmica e amadurecimento. No entanto, nem tudo são flores para os universitários. Sua falta de experiência muitas vezes pode aumentar as chances de cometer erros que comprometem sua segurança na vaga e até a credibilidade para com a empresa.

 

» 12 dicas para transformar seu estágio em um emprego efetivo 
» 5 maneiras infalíveis de estragar o seu estágio 
» 4 lições de carreira que você pode aprender com o estágio

 

Confira os 10 maiores erros cometidos por estagiários e como você deve agir para evitá-los:

 

10 maiores erros cometidos por estagiários: 1. Ser desleixado em tarefas chatas ou repetitivas

Você pode se perguntar por que tarefas como tirar cópias devem ser feitas com capricho, mas acredite, o mínimo em seu trabalho pode falar muito mais alto que as tarefas mais complexas.

 

10 maiores erros cometidos por estagiários: 2. Vestir-se de maneira inapropriada

Se a sua aparência for de alguém que está indo para a aula ao invés de ir para o trabalho, então as pessoas a sua volta poderão ter a ideia errada de qual é a sua seriedade em relação ao emprego e até mesmo a empresa.

 

10 maiores erros cometidos por estagiários: 3. Ignorar a cultura da empresa ou do departamento

A cultura da empresa ou do departamento é a força invisível que diz como as coisas são feitas e/ou vistas pela companhia. Ignorar fatores como esse pode prejudicar não apenas o desenvolvimento de seu trabalho, mas também os relacionamentos com os colegas.

 

10 maiores erros cometidos por estagiários: 4. Ser muito casual ou pessoal

Até mesmo os ambientes de trabalho mais informais exigem que você tenha uma postura profissional, especialmente na maneira como reage frente aos problemas e desentendimentos.

 

10 maiores erros cometidos por estagiários: 5. Isolar-se dos outros

Não há problema nenhum em se identificar com outras pessoas, mas ficar isolado dos colegas não é uma boa ideia se você deseja crescer na empresa. Evite almoçar apenas com outros estagiários ou colegas do mesmo departamento e busque conhecer todas as pessoas da empresa, se possível.

 

10 maiores erros cometidos por estagiários: 6. Não pedir ajuda

Pedir ajuda, avaliações de seu trabalho, e especialmente críticas, é algo muito produtivo e que pode aumentar de maneira significativa a qualidade daquilo que você oferece a maneira como as pessoas o enxergam.

 

10 maiores erros cometidos por estagiários: 7. Não mostrar gratidão

Se alguém ajudou você, seja na tarefa mais mínima possível, é de extrema importância que você mostre gratidão e reconhecimento pelo trabalho das outras pessoas.

 

10 maiores erros cometidos por estagiários: 8. Não prestar atenção quando algo não envolver você

Parte do valor de um estágio são todas as informações e conhecimentos que você pode absorver sobre aspectos de sua formação, mas também de coisas que não envolvem seu trabalho imediato. Por conta disso, é importante que você preste atenção em conversas, projetos e debates de assuntos que vão além da sua área de atuação e formação e não ignore por achar que não vale a pena, que é chato, que não tem valor para você ou que não influencia seu trabalho.

 

10 maiores erros cometidos por estagiários: 9. Falar mais do que ouvir

Você pode achar que tem todas as respostas, ou a maioria delas, mas antes de oferecer sua opinião ou sugestão em novas maneiras de realizar as tarefas ou resolver problemas, busque adquirir o máximo de informações que puder sobre a empresa, seu funcionamento, políticas e cultura para entender como as coisas são feitas na companhia e o que esperam de você.

 

10 maiores erros cometidos por estagiários: 10. Não manter contato depois que seu estágio terminar

O estágio, como muitas outras coisas em sua carreira, é uma etapa muito importante para o desenvolvimento profissional. Essa fase chega ao fim, mas os contatos que você faz na empresa jamais devem ser perdidos. Procure desenvolver laços profissionais que não dependam de seu emprego imediato e possam ser relevantes em qualquer etapa de sua carreira.